Aumento da miopia em crianças: entenda porque essa tendência é preocupante

aumento da miopia em crianças

Aumento da miopia em crianças: entenda porque essa tendência é preocupante

 

Entre o fim dos anos 80 e início da década de 90, a população de Singapura, na Ásia, especialmente quem já tinha filhos, começou a notar um aumento da miopia em crianças. Embora o país estivesse experimentando melhorias significativas em diversos aspectos, essa tendência negativa passou a ser uma preocupação. Apenas como curiosidade, nos dias de hoje, cerca de 80% dos jovens adultos de Singapura são míopes, de acordo com reportagem da BBC News. 

Mas o que essa realidade de Singapura tem a ver conosco, aqui no Brasil? Na verdade, o problema não se limita ao país asiático. Esse aumento está presente em todo o mundo e, se persistir, estima-se que metade da população mundial seja míope até o ano de 2050

Neste artigo vamos falar sobre fatores de risco para esse aumento da condição nos pequenos e quais são as formas de prevenção.

Fatores de risco comuns do aumento da miopia em crianças 

Embora as causas exatas do aumento da miopia em crianças ainda estejam sendo estudadas, pesquisas sugerem que exposição excessiva às telas (celular, computador e videogame), falta de tempo ao ar livre e predisposição genética estão entre os principais influenciadores. 

De início, pode não parecer um grande problema. Afinal, quando alguém tem dificuldade para enxergar objetos distantes, os óculos entram como solução. Mas é preciso alertar que a miopia traz impactos importantes para as crianças, além da visão prejudicada. A condição pode levar algum tempo até que seja identificada, e isso pode impactar o aprendizado na escola e a realização de tarefas simples do dia a dia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, é preocupante que as crianças estejam desenvolvendo miopia em idades mais jovens do que o habitual, isso porque quando a miopia atinge mais de 6 graus, corre um grande risco de desenvolver uma forma mais grave da doença, podendo levar à cegueira, por exemplo. 

O impacto da pandemia nesse cenário

De acordo com um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, sete em cada dez médicos entrevistados identificaram aumento de miopia em crianças durante a pandemia

Nesse período de confinamento, os pequenos passaram a maior parte do tempo dentro de casa, dependendo das telas para atividades educacionais e de entretenimento. Esse aumento significativo no tempo de exposição às telas resultou em tensão ocular excessiva e fadiga visual, fatores que também contribuem para o aumento da miopia em crianças.

Formas de prevenção

A principal recomendação é atenção no tempo de exposição às telas:

  • Crianças de 0 a 2 anos: não utilizar
  • Crianças de 2 a 5 anos: utilizar no máximo 1 hora por dia
  • Crianças de 6 a 10 anos: utilizar no máximo 2 horas por dia
  • Crianças e adolescentes de 11 a 18 anos: utilizar no máximo 3 horas por dia

Além disso, acostumar os mais novos a dormir sem a necessidade de aparelhos eletrônicos, estimular outros tipos de atividades, como jogos e atividades ao ar livre, e realizar exames oftalmológicos regulares são formas de prevenir o aumento da miopia em crianças

Vamos enfrentar esse problema juntos! Agende uma consulta na Clínica Oftalmed: temos unidades em São Caetano do Sul e Santo André, em São Paulo, além de Extrema, em Minas Gerais. Nossos contatos são: (11) 4224-6615 e (35) 3435-2655. Whatsapp: (11) 94385-7011.

Leia Mais