Por que não é indicado operar os dois olhos de catarata no mesmo dia?

operar os dois olhos de catarata

Por que não é indicado operar os dois olhos de catarata no mesmo dia?

Catarata é um assunto que gera muitas dúvidas e curiosidades, e neste texto vamos responder uma delas. Em casos de catarata bilateral, que acomete os dois olhos, uma questão muito comum é em relação à cirurgia, em que as pessoas se perguntam se é possível operar os dois olhos de catarata ao mesmo tempo.

Primeiro, vamos entender o que é catarata! Trata-se de uma condição ocular muito comum, principalmente entre a população idosa. A doença consiste na opacidade gradual da lente natural do olho, chamada de cristalino, que pode afetar a capacidade de visão de perto e de longe, causar embaçamento, dificuldade para enxergar cores vivas e ocasionar aumento da sensibilidade à luz.

O surgimento da catarata muitas vezes é inevitável, pois sua principal causa é o envelhecimento, mas outros fatores também podem acelerar o processo, como lesões oculares, exposição prolongada à luz solar sem proteção, tabagismo, diabetes, uso prolongado de medicamentos corticoides, entre outros.

De acordo com o documento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia – CBO, a catarata continua sendo a principal causa de cegueira no país, sendo responsável por 74,8% de todos os casos de deficiência visual.

Podendo ser unilateral ou bilateral, o tratamento é possível em ambos os casos, porém, quando se trata de operar os dois olhos de catarata na mesma cirurgia, é preciso levar em consideração alguns pontos.

Operar os dois olhos de catarata: entenda como é o tratamento nos casos bilaterais

A cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino opaco, substituindo-o por uma lente artificial. Mas para que esse processo seja o mais seguro possível, são avaliados fatores individuais como a idade do paciente, a presença de outras doenças oculares e o grau de catarata em cada olho.

Quando se trata de catarata bilateral, o procedimento é o mesmo, porém, embora a cirurgia seja considerada segura e com uma alta taxa de sucesso, a decisão de operar os dois olhos de catarata no mesmo dia vai depender de cada médico e sua análise sobre cada caso. 

Por questão de segurança, muitos oftalmologistas optam por operar um olho de cada vez. O principal risco a ser considerado é em relação a quadros de infecções, como a endoftalmite, que apesar de rara, ainda pode acontecer. Caso ocorra em um olho, as chances de também acometer o outro são grandes, então entre as possibilidades, o melhor é não submeter o outro olho a esse risco. 

Claro que também existem casos em que a cirurgia bilateral pode acabar sendo a melhor opção. Alguns exemplos são pacientes acamados ou que apresentam riscos anestésicos, como problemas cardíacos – nesses casos, a cirurgia bilateral é uma solução para poupá-los de passar pelo processo duas vezes.

Lembrando que cada caso é único e deve ser avaliado pelo profissional, buscando sempre a maneira mais segura possível.

Quando operar o segundo olho?

Caso a escolha tenha sido operar um olho de cada vez, é necessário um intervalo de algumas semanas ou meses, e após esse tempo e com o resultado de recuperação do primeiro olho, uma nova avaliação será feita pelo especialista para que a cirurgia do segundo olho seja agendada. 

É importante lembrar que a cirurgia de catarata é considerada um procedimento seguro e eficaz, e a maioria dos pacientes apresenta uma melhora significativa na visão após a recuperação, mas ainda assim vale o alerta de que qualquer tipo de cirurgia pode apresentar riscos.

Seguir todas as orientações do médico para obter os melhores resultados e minimizar as possíveis complicações é fundamental. Os profissionais da Clínica Oftalmed estão disponíveis para avaliações, realização de exames e cirurgia de catarataagende uma consulta

Leia Mais