Tireoide e saúde ocular: qual a relação?

tireoide e saúde ocular

Tireoide e saúde ocular: qual a relação?

Quando uma pessoa apresenta alterações na tireoide, diversas complicações podem surgir –  uma região que também acaba sendo prejudicada e poucos sabem são os olhos, afetando tanto a estrutura quanto a qualidade de visão. Ou seja, tireoide e saúde ocular têm relação! 

Para entendermos mais sobre a relação entre tireoide e saúde ocular, primeiro é importante sabermos do que se trata a tireoide e como as alterações desta glândula podem afetar a saúde.

A tireoide é uma glândula com formato semelhante ao de uma borboleta, que fica localizada na parte anterior do pescoço. Ela é responsável por produzir T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), dois hormônios importantes para regular funções vitais do nosso corpo, como:

  • Batimentos cardíacos;
  • Movimentos intestinais;
  • Ciclos menstruais;
  • Respiração;
  • Sistema nervoso central e periférico;
  • Peso e temperatura corporal;
  • Força muscular;
  • Níveis de colesterol.

Quando esses hormônios não são liberados em quantidades adequadas, podem gerar problemas à saúde: abaixo do normal (hipotireoidismo), em que há um atraso de alguns processos metabólicos, e em excesso (hipertireoidismo), no qual os processos ficam acelerados.

Essas alterações também podem influenciar no ganho ou perda de peso, transpiração excessiva, dificuldades para dormir, cansaço, alterações de humor, perda excessiva de cabelo e constipação intestinal.

Os distúrbios da tireoide podem ocorrer em qualquer período da vida, desde o nascimento até em idades mais avançadas – o importante é ser diagnosticado o quanto antes! Apesar de não serem evitáveis, felizmente hoje os casos podem ser tratados e controlados.

Como a relação entre tireoide e saúde ocular afeta sua saúde? 

A tireoide é responsável pelo bom funcionamento de diversos órgãos do nosso corpo, e os olhos estão entre eles. A liberação errada dos hormônios T3 e T4 pode gerar a Oftalmopatia de Graves (OG), doença autoimune que geralmente é causada pelo hipertireoidismo.

A principal característica dessa condição, devido à relação da tireoide e saúde ocular, é a proptose, que consiste em uma alteração na órbita ocular, projetando o globo ocular para frente. Além disso, a condição também pode apresentar retração palpebral, edema da pálpebra superior, desconforto atrás do olho, lacrimejamento e olho seco.

Caso ocorra o agravamento do quadro, pode gerar o aumento exagerado no tamanho dos músculos extraoculares ou do volume orbitário, causando compressão do nervo óptico e levando até à perda visual. 

A Oftalmopatia de Graves (OG) pode ser diagnosticada por meio do exame do fundo do olho, ultrassonografia ocular, tomografia computadorizada, entre outros. As informações apresentadas por esses métodos são precisas e auxiliam na melhor estratégia de tratamento, podendo ser multidisciplinar – ou seja, em conjunto com endocrinologista e oftalmologista, que são essenciais no controle das condições relacionadas à tireoide e saúde ocular. 

Caso você seja diagnosticado com disfunções na tireoide, busque tratamento e também mantenha os exames preventivos oculares em dia. Dessa forma, é possível evitar problemas mais graves e garantir qualidade de vida por mais tempo.

Os profissionais da Clínica Oftalmed estão disponíveis para avaliações e realização de exames – agende uma consulta conosco

Leia Mais