Retina

O que é Retina?

A retina tem papel fundamental no processo que dá origem as imagens que enxergamos diariamente. Sendo a retina uma espécie de revestimento da parte mais interna do olho.

O papel da retina é transformar o estímulo luminoso em um estímulo nervoso para que o cérebro possa compor as imagens que enxergamos.

Para que tudo isso aconteça, a retina é composta por 3 camadas, são elas: os neurônios bipolares, os neurônios ganglionares e as células fotossensíveis.

Com toda essa engenharia em funcionamento, você poderá ter as imagens formadas como deveriam pelo bom funcionamento de sua retina e demais partes dos olhos, garantindo que sua visão seja conforme o esperado e você possa ver o mundo em todas as suas cores e formas.

Exame de Fundo de Olho

Um exame muito comum de ser realizado na ida ao oftalmologista é conhecido por “exame de fundo de olho”, nele o profissional irá visualizar como está a saúde das estruturas que compõem o fundo do olho, como os vasos retinianos e o nervo óptico, bem como a retina propriamente dita.

RetinaEsse exame é extremamente importante para que a saúde da sua retina seja avaliada, porque muito embora a maioria das pessoas sequer saiba da importância da retina e como se dá o seu funcionamento, ela é essencial para o processo da visão.

E algumas doenças podem ser diagnosticadas no exame de fundo de olho para que o profissional comece o correto tratamento e evite que a visão do paciente seja comprometida, sendo este um exame que pode e deve ser feito em todas as idades, visando diagnosticar problemas como o glaucoma, que é a segunda maior causa de cegueira no Brasil e é um problema silencioso porque não apresenta alterações na visão de quem o tem.

Se você possui histórico de glaucoma na família, é essencial que marque visitas anuais ao médico oftalmologista visando que o acompanhamento possa detectar qualquer problema que possa aparecer na saúde dos seus olhos.

Além desse problema, outro diagnóstico possível no exame de fundo de olho é a retinopatia diabética que é uma doença que você irá entender melhor a seguir.

Retinopatia Diabética

Uma doença que pode atingir a sua qualidade de visão comprometendo sua retina é a retinopatia diabética.

RetinaA doença se dá quando material anormal é depositado nos vasos sanguíneos da retina, e esse problema está associado a diabetes não tratada ou quando o paciente mesmo sabendo que possui a doença não faz o tratamento correto.

A glicemia descontrolada ocasiona diversos tipos de problemas de saúde podendo comprometer seriamente a qualidade de vida do paciente.

Com relação a retinopatia diabética que é ocasionada por esse descontrole da glicemia, quando a retinopatia não é diagnosticada e tratada o problema pode causar cegueira irreversível.

Esse problema geralmente é percebido facilmente pelo paciente que passa a ter um embaçamento da visão além de perceber manchas escuras quando olha para algum objeto.

Caso você ou alguém que você conhece esteja relatando esses sintomas, é essencial ir ao médico para averiguar o que pode estar ocasionando o distúrbio da visão e tratar esse problema de forma adequada.

A saúde de sua visão é muito importante. Agende seu horário.

Ida ao Oftalmologista

Em todas as idades é importante que se faça o acompanhamento médico adequado para que o paciente possa evitar o surgimento de doenças, bem como diagnosticar problemas que possam ser tratados de forma precoce.

RetinaNa infância é necessário que o médico oftalmologista faça exames para averiguar se a criança nasceu com algum problema de visão, além de ser necessário que os pais observem possíveis reclamações dos filhos.

Na adolescência e idade adulta também é possível desenvolver problemas na retina ou em outras partes que compõem o olho, sendo necessário realizar visitas frequentes ao médico para averiguar como está a saúde dos seus olhos.

Apesar da grande maioria das pessoas acreditar que o exame de fundo de olho é apenas um exame de rotina e que geralmente não apresenta problemas, é essencial que o médico realize esse tipo de acompanhamento ao menos uma vez por ano visando garantir que a saúde da sua retina está conforme o esperado.

E caso não esteja, quanto mais precocemente o problema for descoberto melhor serão as chances de tratamento.

Por isso, sempre que você notar alguma dificuldade visual ou perceber alguma reclamação por parte dos seus filhos, é hora de agendar uma consulta com o oftalmologista visando que a saúde dos olhos seja preservada e o tratamento adequado seja oferecido pelo profissional.

Afinal, agora você já sabe qual é o papel da retina para a formação das imagens em seu cérebro, sendo ela essencial para que você veja a vida com todos os detalhes possíveis.

Portanto, com todo esse conhecimento você deve aproveitá-lo para cuidar melhor da saúde dos seus olhos, garantindo que com as visitas regulares ao oftalmologista você possa manter sua visão sempre saudável e evitar complicações.

Está com problemas de visão? Agende seu horário conosco.