Conjuntivite

ConjuntiviteO problema é muito comum nos dias, a conjuntivite é causada pela inflamação ou infecção da membrana ocular, que reveste a parte da frente do globo ocular e a área interna das pálpebras e atinge os dois olhos, em algumas situações ao mesmo tempo e em outras, intercalando entre uma e outra estrutura.

A conjuntivite viral é uma doença contagiosa e, apesar de não ser grave, gera incômodos a quem contrai.

Causas

Mais comum no verão, a conjuntivite é causada por vírus e bactérias (contagiosa), além disso, substâncias presentes no ar como a poluição, cloro de piscina ou até mesmo alergia podem desencadear o aparecimento do problema.

Sintomas

Os principais sintomas da conjuntivite são os olhos avermelhados, causados pela inflamação da membrana ocular. Além disso, a sensação de ter areia nos olhos é algo bastante relatado por pacientes que possuem o problema. Outros sinais comuns na conjuntivite é o inchaço das pálpebras e a frequente coceira nos olhos.

Tratamento para Conjuntivite

ConjuntivitePor ser um problema classificado como contagioso em alguns casos, a conjuntivite exige o afastamento do ambiente profissional ou escolar, por exemplo. Em geral, locais fechados tendem a propagar as bactérias mais facilmente, por isso, evita-se o contato direto com pessoas saudáveis.

Contudo, o tratamento se baseia na lavagem dos olhos com água morna ou com a utilização de soro fisiológico, além de remédios específicos para evitar o contágio nos casos de conjuntivite viral.

A Clínica Oftalmed possui os melhores tratamentos de Conjuntivite. Agende seu horário conosco.

Como evitar a conjuntivite?

Ter hábitos higiênicos com os olhos diminui bastante as chances do surgimento da conjuntivite, ademais, evitar piscinas de locais muito cheios como em clubes, por exemplo. Evite sempre compartilhar utensílios cosméticos como rímel, delineador, estes objetos estão constantemente em contato com os olhos e podem transmitir bactérias para os olhos da pessoa. Trocar as toalhas de rosto no banheiro e fronhas nos travesseiros também são uma forma de prevenção contra a conjuntivite.