Síndrome do olho seco

Os olhos secos são uma condição comum que ocorre quando as lágrimas não possuem qualidade ou não são produzidas na quantidade devida para que o olho fique lubrificado.

O filme lacrimal é produzido pela glândula lacrimal, sendo composto por sais minerais, água, gorduras e proteínas, que lubrificam, hidratam e protegem os olhos contra agressões e micro-organismos que podem ser prejudiciais para a estrutura.

Causas da Síndrome do olho secoEssa condição pode ser vivenciada em ambientes que causam maior evaporação lacrimal, como em um avião, uma sala com ar condicionado, em locais que contém o ar muito seco ou com excesso de fumaça.

No entanto, esta condição também é caracterizada por atingir pessoas mais idosas, visto que com o passar dos anos, as glândulas lacrimais já não têm seu funcionamento como na juventude. Além disso, doenças autoimunes como artrite reumatoide e lúpus podem contribuir como causa do problema.

A Clínica Oftalmed está pronta para te ajudar. Agende seu horário conosco.

Os olhos secos podem causar a sensação de corpo estranho, ardor, acúmulo de muco nas extremidades oculares, olhos vermelhos, perda de nitidez e lacrimejamento, sintoma este que ocorre em resposta do organismo à baixa produção do filme lacrimal.

Quando ir ao médico?

Síndrome do olho secoA ida ao oftalmologista se faz necessária caso o paciente apresente os sintomas citados acima. O diagnóstico só poderá ser feito por uma avaliação clínica do profissional que determinará o tratamento necessário para tratar do problema.

O tratamento é feito por meio de colírios, géis ou pomadas que repõe a lágrima natural e lubrificam os olhos do paciente para que maiores complicações não se desenvolvam.

Complicações

Caso não seja tratado, o olho seco pode desenvolver úlceras e infecções, visto que a estrutura externa da córnea, o epitélio, não está devidamente nutrido e protegido por conta da deficiência na produção do filme lacrimal. Problema esse que pode acarretar diretamente em sequela visual.

Prevenção

Evite sempre a exposição a agentes agressores aos olhos como ar condicionados, ambientes secos e com muita fumaça, por exemplo. Utilizar diariamente colírios lubrificantes é um bom método para repor a lágrima e manter sempre um filme lacrimal saudável.