Crosslinking

O que é Crosslinking?

CrosslinkingO tratamento com a utilização do crosslinking consiste no fortalecimento da córnea por via cirúrgica, melhorando a resistência e a estabilidade da estrutura. Durante o procedimento, as fibras de colágeno que são responsáveis por manter a córnea firme em sua posição natural, são reforçadas, evitando a flexibilidade da córnea e, consequentemente, o surgimento da ceretacone, doença degenerativa que acomete a córnea e principal patologia na qual o crosslinking se faz necessário.

No crosslinking, a região da córnea é raspada e em seguida, colírios que possuem a vitamina B2 é aplicado, para que raios ultravioleta sejam emitidos nos olhos para que a córnea tenha suas fibras devidamente fortalecidas. É um procedimento de baixa complexidade e evita com que o quadro de ceretacone, especialmente, seja agravado.

Composição da córnea

A córnea está localizada na parte de trás do globo ocular e faz parte das estruturas fibrosas que compõe todo o olho. Por ser composta por diversas fibras, a córnea tem a principal função de proteger o olho, no entanto, a estrutura também possibilita na reprodução de imagens, visto que a córnea fica sobre a íris e permitindo com que a luz da pupila seja refletida na retina.

Em sua composição a córnea é dividida em cinco camadas, que juntas tem a função de evitar com que microbactérias penetrem na estrutura e prejudiquem a visão ou até mesmo a córnea. Todavia, as camadas são divididas em: Epitélio, Membrana de Bowman, Estroma, Membrana de Descernet e por fim, Edotélio. Estas camadas quando rompidas, podem trazer causas severas à visão e até a perda da mesma.

A Clínica Oftalmed possui os melhores tratamentos de Crosslinking. Agende seu horário conosco.

Ceretacone

ceretaconeA ceretacone é uma doença que afeta exclusivamente a córnea, o que pode acarretar na perda da visão nos casos que não são tratados. Na ceretacone, o paciente tem a estrutura da córnea reduzida de acordo com a progressão da patologia, causando um abaulamento da região, afetando diretamente a reprodução de imagens por parte da estrutura ocular e o desencadeamento de outras patologias que afetam a visão.

A doença é oriunda de fatores hereditários e tem a sua evolução gradativa com o passar dos anos do paciente, mas se manifestando predominantemente durante a adolescência e início da vida adulta.

Tratamento

O tratamento para os casos que são descobertos de forma prematura se baseia na utilização de óculos. No entanto, nos casos mais graves a intervenção cirúrgica do crosslinking é feita, com o objetivo de fortalecer o colágeno presente nas fibras da córnea e interromper a progressão da doença e do deslocamento da estrutura.