Descolamento de retina

Descolamento de retinaDentre os diversos problemas que afetam os olhos, o descolamento de retina se enquadra em tal diversificação. O descolamento se dá pela mudança da retina com relação ao globo ocular. Por ser uma membrana que não está presa ao globo ocular, o desprendimento acarreta em uma interrupção de nutrientes ao globo ocular, visto que a retina emite informações das imagens vindas de fora e envia mensagens ao cérebro por via dos nervos óticos, que chegam até o cérebro e reproduzem a imagem.

Principais causas do descolamento de retina

Também chamado de descolamento regmatogênito, o problema pode ocorrer por um rompimento do vítreo, líquido viscoso que envolve a retina e permite a fixação da retina no globo ocular.

Outra condição onde o deslocamento pode ocorrer é pelo impacto ocorrido na retina, causando. Tal fator pode ser acarretado pela idade avançada, visto que o vítreo se torna mais fino com o passar dos anos, acometendo pacientes de idade. Ademais, infecções oculares também podem ocasionar neste tipo de lesão, onde nesses casos o vítreo se acumula na retina, acarretando no seu desprendimento.

A Clínica Oftalmed possui os melhores tratamentos para o descolamento de retina. Agende seu horário conosco.

Sintomas causados pelo descolamento de retina

Apesar de não causar dor aos olhos, o deslocamento da retina deve ser um caso considerado como urgência visto que, dependendo do grau do problema, pode ocasionar na perda da visão. Dentre os sintomas estão:

Descolamento de retina

• Visão turva;
  • Sombra na visão periférica;
  • Fotopsias.

Para diagnosticar tal problema, exames de dilatação da pupila e ultrassom ocular são feitos pelo oftalmologista. Quando a lesão é identificada, o procedimento a laser são um dos procedimentos adotados para cauterizar o local onde ocorreu a ruptura e impedir que o vítreo se espalhe pelo globo ocular e, consequentemente, fixe a retina em seu devido lugar novamente.

Em situações onde o quadro é mais complexo, uma intervenção cirúrgica é necessária para evitar com que o vítreo escape pela fissura na retina.

A cirurgia mais usual nesse caso se dá pela Vitreoctomia, que consiste no procedimento onde são feitas pequenas incisões para corrigir o deslocamento da retina. A Vitreoctomia também é utilizada em outras situações onde problemas oculares ocorrem.

Outra cirurgia utilizada é a Retinoplexia, feita com a inserção de uma proteção de silicone no globo ocular, com a finalidade pressionar o branco dos olhos e auxiliar na recolocação da retina em seu devido lugar.

Pós-operatório

Em casos onde o problema foi tratado de forma tardia, a visão sequer pode ser recuperada 100%. No entanto, após as cirurgias ou o procedimento para a cauterização das fissuras, o paciente deve permanecer em repouso extremo e com um tampão nos olhos para que tenha uma recuperação bem encaminhada.