5 mitos sobre a catarata

Alguns podem não saber, mas a condição é muito comum, e por isso ainda existem muitos mitos sobre a catarata por aí. Pensando nisso, desmistificamos neste texto algumas mentiras que as pessoas costumam acreditar!

Infelizmente, informações falsas são disseminadas o tempo todo, o que pode gerar medo e receio naqueles que ouvem, fazendo com que não busquem o diagnóstico precoce para realizar o tratamento correto.

Porém, antes de falarmos dos mitos sobre a catarata, vamos entender um pouco os motivos para fazer corretamente o acompanhamento com o oftalmologista para a detecção desta condição o quanto antes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença é responsável por 48% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa – geralmente surge a partir dos 60 anos. Entretanto, jovens também podem ter catarata que, se não tratada precocemente, pode ocasionar complicações graves no futuro – falamos da origem da condição nessa população recentemente em nossa rede social

Ou seja, todo cuidado é essencial, e saber quais são os mitos sobre a catarata para se manter informado de forma correta também – a seguir, explicamos cinco deles!

1 – É possível prevenir a catarata

MITO. Apesar dos bons hábitos e cuidados no dia a dia serem essenciais para uma boa qualidade de vida, não existe nenhum método efetivo para evitar o envelhecimento natural do cristalino.

Levando em consideração que a idade avançada é a principal causa, podemos dizer que todos estamos sujeitos a desenvolver catarata um dia, o que muda é o tempo para cada um. O diagnóstico precoce favorece o sucesso do tratamento antes de complicações mais graves, por isso exames de rotina são extremamente importantes.

2 – A cegueira causada pela catarata é irreversível

Este é mais um dos mitos sobre a catarata. Hoje, contamos com tratamento cirúrgico moderno capaz de recuperar a visão perdida pela catarata. O método consiste na troca do cristalino opaco por uma nova lente intraocular específica, de acordo com as particularidades de cada paciente.

O método é seguro e capaz de recuperar a visão, garantindo qualidade de vida por mais tempo. Porém, infelizmente muitos casos continuam sem tratamento por medo ou falta de informação.

3 – Existe colírio para tratar a catarata

MITO. Essa é uma dúvida muito comum e também perigosa, pois está entre os mitos sobre a catarata que mais circulam. O uso inadequado de colírios pode, na verdade, acelerar o surgimento da condição.

Até hoje não temos nenhuma comprovação da existência de colírios capazes de tratar a opacidade do cristalino. A única forma segura e eficaz é por meio dos exames preventivos e procedimento cirúrgico indicado pelo profissional.

4 – O resultado da cirurgia de catarata não é definitivo

MITO. Uma vez eliminada, a catarata não retorna. A cirurgia é capaz de restaurar a visão do paciente prolongando a qualidade de vida. O que pode ocorrer é um olho desenvolver a catarata e o outro demorar mais; com isso, talvez seja necessário operar o outro olho no futuro.

5 – Existe idade limite para operar a catarata

MITO! A cirurgia pode ser indicada em qualquer idade, o que realmente importa é a condição clínica do paciente. Aqui na Clínica Oftalmed, por exemplo, é muito comum operarmos pacientes mais idosos que, apesar da idade, não apresentam outras complicações que impeça a realização do procedimento.

Apesar da doença acometer pessoas de qualquer idade, os idosos estão mais propensos em razão do envelhecimento natural do cristalino. Logo, devem estar mais atentos à saúde e sempre realizar os exames de rotina para garantir um tratamento eficaz, prolongando a qualidade de vida.

Você já tinha ouvido algum desses mitos sobre a catarata e acreditou? Agora que você já está mais informado, compartilhe com os amigos e familiares para que mais pessoas possam se sentir seguras em ir atrás do diagnóstico precoce para tratar essa condição o quanto antes.

Estamos disponíveis para tirar suas dúvidas e realizar seus exames – agende uma consulta na Oftalmed!