Como é feito o tratamento da catarata?

tratamento-da-catarata

Como é feito o tratamento da catarata?

A catarata é uma das principais causas de deficiência visual em todo o mundo. É uma doença ocular que faz com que o cristalino do olho (espécie de lente transparente) fique turvo, causando dificuldade para enxergar com clareza e, muitas vezes, levando à cegueira. A boa notícia é que é possível obter tratamento da catarata, e nós te contamos neste texto!

Primeiramente vale destacar que algumas pessoas já nascem com catarata, mas a maioria adquire a condição com o passar dos anos por diferentes motivos – os mais comuns são:

• Exposição excessiva à radiação ultravioleta, ocasionada por exposição ao sol ou cabines de bronzeamento com muita frequência;
  • Muitas horas de exposição sob a luz do sol sem óculos escuros;
  • Doenças do interior do olho, como descolamento da retina ou glaucoma;
  • Uso prolongado de esteroides;
  • Histórico familiar que sugira a tendência de catarata;
  • Envelhecimento.

É sempre bom lembrar que certas lesões oculares também podem causar catarata, assim como diabetes, uso de medicamentos corticosteróides e tabagismo. Apesar de termos citado várias causas de surgimento da catarata, a mais importante é, de fato, a idade. Cerca de 95% das pessoas com mais de 65 anos têm algum grau de opacidade de cristalino.

O tratamento da catarata é considerado seguro?

A cirurgia é a única maneira eficaz no tratamento da catarata. Durante décadas essa opção representava um sério risco para os pacientes, mesmo entre aqueles que recebiam anestesia local, porém, com os avanços da tecnologia óptica, atualmente é possível realizar esse procedimento com muito mais segurança.

Além de seguro, a cirurgia de tratamento da catarata é prática, de baixo risco e indolor. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), em 2009 foram realizadas 302 mil cirurgias de catarata na rede pública; 10 anos depois, em 2019, esse número saltou para quase 601 mil – e a tendência é de crescer cada vez mais devido ao envelhecimento da população.

No procedimento, o paciente recebe anestesia local em forma de colírio. A cirurgia ocorre da seguinte maneira: o cirurgião usa um aparelho de ultrassom para triturar a catarata em pequenos pedaços e aspirar, para, após sua remoção completa, implantar a lente intraocular artificial, que fará o papel do cristalino.

Posso dizer adeus aos óculos de grau após o tratamento da catarata?

Se você é uma pessoa que normalmente usa óculos e não vê a hora de abandoná-los, ou nem faz o uso deles, saiba que em alguns casos e determinadas situações, após o tratamento da catarata via cirurgia, é, sim, possível tratar o grau dos óculos, ou pelo menos diminuir sua dependência.

Esse tratamento vai depender do caso de cada paciente, da ausência de outras doenças oculares, além da catarata. Nem todos os pacientes são candidatos a implantes de lentes especiais para eliminar o uso dos óculos – uma avaliação pré-operatória minuciosa deve ser feita para determinar qual a melhor opção de lente para cada paciente.

Lembre-se: o diagnóstico precoce resulta em um tratamento da catarata mais rápido e eficaz. Ou seja, é muito importante visitar regularmente o oftalmo e fazer os exames de rotina! Estamos disponíveis para te auxiliar da melhor forma e fazer a sua cirurgia de catarata – agende uma consulta na Oftalmed!