Plástica ocular: quando é indicada?

Plástica ocular

Plástica ocular: quando é indicada?

Atualmente, contamos com diversas técnicas e procedimentos capazes de melhorar a autoestima – e na região dos olhos não é diferente, pois existe a plástica ocular.

Entretanto, ao contrário do que muitos imaginam, a plástica ocular não corrige apenas questões estéticas, pois muitos procedimentos também são utilizados para tratar alterações que podem interferir diretamente na saúde dos olhos e qualidade de vida do paciente.

Entre as principais queixas estão as alterações nas pálpebras, que além de não favorecerem o olhar, também podem prejudicar a qualidade de visão. Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a cirurgia de pálpebra é um dos três procedimentos plásticos mais realizados no mundo.

Uma plástica ocular muito procurada é a Blefaroplastia, a qual atende pacientes que buscam rejuvenescer a região devido ao aspecto de olhar “caído”. Esse incômodo é causado por conta da flacidez ou presença de bolsas de gordura nas pálpebras superiores e inferiores, que podem ocorrer conforme envelhecemos.

Além da questão estética, a Blefaroplastia também é indicada para pacientes que sofrem de condições como ptose (queda da pálpebra superior) ou xantelasmas (condição caracterizada pelo surgimento de uma bolsinha de gordura e colesterol ao redor dos olhos). 

O procedimento retira o excesso de pele, reposiciona o canto do olho (se estiver sem sustentação) e trata as bolsas de gordura. As cicatrizes são muito discretas e o procedimento pode ser feito com anestesia local e sedação.

Outras condições em que a plástica ocular é indicada

Entrópio e ectrópio palpebral – em casos de entrópio, a pálpebra pode virar para dentro dos olhos (entrópio), fazendo com que os cílios raspem nos olhos e causem irritações. Já no ectrópio, a pele vira para fora dos olhos (ectrópio), deixando o globo ocular mais exposto. Em ambos os casos a plástica ocular pode ser uma solução para corrigir as alterações da pálpebra. 

Obstrução das vias lacrimais –  Nesse caso, a plástica ocular é indicada quando as pequenas aberturas no canto das pálpebras são obstruídas, atrapalhando o processo de drenagem e fazendo as lágrimas acumularem. A condição causa sintomas como lacrimejamento, inchaço, secreção amarelada e grude entre as pálpebras.

É necessário adotar alguns cuidados?

Com o avanço dos métodos cirúrgicos, hoje os procedimentos são modernos e mais seguros, além de oferecerem rápida recuperação sem necessidade de internação. Porém, para que apresente resultados satisfatórios e sem complicações, é necessário se atentar às indicações de cuidado do cirurgião oftalmologista. 

Antes de tudo será solicitada uma avaliação oftalmológica detalhada para entender o quadro, pois nem sempre a plástica ocular pode ser indicada. Cada caso apresenta suas particularidades, portanto é essencial a orientação de um especialista sobre os riscos e qual o método mais adequado. 

Um novo olhar é capaz de recuperar a qualidade de vida e a autoestima do paciente – aqui na Clínica Oftalmed prezamos muito por isso! Gostaria de uma avaliação? Agende uma consulta conosco!

 

Leia Mais