Óculos de farmácia: por que não?

Óculos de farmácia: por que não?

Provavelmente você conhece alguém que adquiriu um óculos de farmácia ou de camelôs. Muitos optam por comprar esses produtos por se tratar de uma opção rápida e econômica, mas saiba que eles não são bons para a saúde ocular. 

Para corrigir o problema de visão, oferecendo conforto e segurança, os óculos com grau devem ser prescritos por médicos oftalmologistas e montados por profissionais em ópticas regularizadas. Apenas o médico com essa especialização pode avaliar, diagnosticar e indicar o grau e tipo de lente corretiva adequada para cada caso. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia tem reforçado essa questão, inclusive por meio de ações civis públicas contra lojas que realizam propagandas relacionadas à venda de óculos de grau sem a devida prescrição médica.

Diferente de farmácias e outros estabelecimentos comerciais, os consultórios oftalmológicos contam com equipamentos apropriados para avaliar com detalhes a estrutura ocular e investigar condições como ametropias, doenças da córnea, glaucoma, catarata, entre outras complicações.

Tanto a consulta médica quanto a montagem dos óculos são personalizadas, pois precisam levar em conta as particularidades de cada paciente e seu histórico de saúde. Os óculos de farmácia, além de não considerarem esses aspectos, também não consideram a distância entre as pupilas (cada pessoa tem a distância entre as suas pupilas diferente uma das outras).

Quais os riscos dos óculos de farmácia?

É importante lembrarmos que muitas vezes, com a intenção de economizar, acabamos gerando outros gastos e prejuízos. Confira alguns dos possíveis riscos dos óculos de farmácia: 

  • As lentes podem vir com irregularidades que distorcem a luz e podem agravar a condição;
  • Não há proteção comprovada contra raios UVA/UVB;
  • Aumentam as chances de fadiga ocular e dores de cabeça;
  • Podem apresentar certa variação em relação ao grau divulgado; 
  • Por serem produzidos em tamanhos padronizados, os aros dificilmente conseguem deixar o centro óptico da lente alinhado corretamente com a pupila, pois a distância entre as pupilas diferem entre as pessoas, conforme citamos acima;
  • Não oferecem garantia do produto;
  • Apresentam baixa durabilidade. No geral, são feitos de materiais pouco resistentes; 
  • Aumentam os riscos de possíveis acidentes.

Invista na sua saúde

Economizar com algo que impacta a saúde diretamente pode trazer complicações futuras, as quais gerarão mais prejuízos. Dessa forma, não pense duas vezes ao investir em um produto de qualidade  para sua saúde!

Precisa de receita para óculos? Estamos disponíveis para avaliações e realização de exames – agende uma consulta na Oftalme 

Leia Mais