Catarata: Quais medicamentos aceleram seu aparecimento?

Catarata: Quais medicamentos aceleram seu aparecimento?

A catarata – doença caracterizada pela opacificação do cristalino, que torna a percepção das cores menos vivas e a visão embaçada – é a principal causa de cegueira reversível no mundo, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

CatarataEla causa desde pequenas distorções visuais até a cegueira, e pode ser: congênita (de nascença), secundária (resultante de fatores variados) ou senil (consequência de alterações bioquímicas relacionadas à idade).

Em geral, a doença se manifesta tanto em homens, quanto em mulheres, por volta dos 65 anos de idade, na forma senil. Porém, o que pouca gente sabe é que alguns medicamentos podem antecipar seu aparecimento, uma vez que algumas substâncias presentes nesses remédios podem causar reações tóxicas ou metabólicas no organismo, desencadeando, desta forma, a doença de maneira precoce.

É importante lembrar que, caso você apresente alguma doença crônica, como depressão e hipertensão arterial, que exige o uso contínuo de determinados remédios, não é necessário ter receio de tomá-los, quando prescritos pelo seu médico. Nesses casos, o mais importante é realizar um acompanhamento oftalmológico simultâneo ao tratamento para monitorar os efeitos na sua visão.

Veja alguns exemplos e confira a lista completa na matéria completa, aqui no site do CBO.

Corticoides: seu uso pode aumentar em 15% o risco de desenvolver catarata.

Betabloqueadores – para controlar a hipertensão arterial: aumenta a predisposição de 30% de opacificação do cristalino.

Colírios que contenham corticoide: se usados por tempo prolongado, podem causar catarata.

Agende sua consulta com a Clínica Oftalmed. Temos unidades em São Caetano do Sul e Santo André em São Paulo, além de Extrema em Minas Gerais. Telefones: (11) 4224-6615 e (35) 3435-2655. Whatsapp: (11) 94385-7011.

Leia Mais