É possível tratar o grau e a catarata na mesma cirurgia?

tratar-o-grau-e-a-catarata

É possível tratar o grau e a catarata na mesma cirurgia?

Antes de falar sobre essa junção de tratar o grau e a catarata, vamos entender um pouco como funciona a cirurgia de catarata.

A catarata consiste na perda de transparência do cristalino que, quando não tratada, pode progredir, causando um prejuízo à capacidade da visão, deixando as imagens completamente embaçadas e, por fim, levando à cegueira.

O processo cirúrgico de uma cirurgia normal de catarata tem como objetivo a troca do cristalino (a nossa lente natural), por uma lente artificial, permitindo assim uma recuperação da visão quase imediata, sem a necessidade de suturas. É nessa parte que o tratamento de grau também pode ser realizado.

Com o avanço da tecnologia, o procedimento vem sendo aperfeiçoado e, atualmente, contamos com técnicas modernas que possibilitam mais de um tratamento em um único processo cirúrgico. Ou seja, é possível tratar o grau e a catarata na mesma cirurgia!

Como é realizada essa cirurgia?

Uma pequena incisão é feita para retirada do cristalino, que está dificultando a visão por estar opaco por conta da catarata. Depois, é implantada uma nova lente artificial, transparente, restabelecendo a visão. Esta lente pode, além de tratar a catarata, tratar também o grau dos óculos, dependendo do modelo de lente intraocular implantado.

A tecnologia implantada na cirurgia de catarata torna o procedimento seguro e proporciona ao paciente uma experiência normalmente bem tranquila, com tempo cirúrgico curto, em média menos de 10 minutos, baixas chances de complicações e recuperação pós-operatória rápida.

Quando consideramos tratar o grau e a catarata juntos, diferente do que acontece na cirurgia refrativa a laser, na cirurgia de catarata não há um limite de grau para que a cirurgia tenha sucesso. Sabe-se que o procedimento pode apresentar resultados satisfatórios para diversas condições – miopia, hipermetropia ou astigmatismo – e mesmo de casos mais sérios, de graus mais altos.

Tipo de lente para tratar o grau e a catarata

Atualmente, contamos com uma diversidade de lentes intraoculares (LIO) para implantes capazes de tratar o grau, tanto para longe quanto para perto.

A escolha dependerá da vontade do paciente em diminuir a dependência aos óculos, e da avaliação do médico oftalmologista, pois é necessário analisar diversos fatores. Além do tipo de grau pré-operatório, costumamos considerar também a idade, a gravidade do caso, a presença ou não de outras doenças em outras partes do olho, potencial de visão pós-operatório (prognostico visual) entre outros.

Para tratar o grau e a catarata, são utilizadas lentes modernas, dobráveis, também chamadas de lentes premium. Elas contam com alta tecnologia e podem tratar, além da catarata, outros problemas como hipermetropia, miopia, astigmatismo e presbiopia e, em muitos casos, até possibilitar a independência definitiva dos óculos.

Essas lentes podem ser:

  • Esféricas – são mais próximas do convencional; ou seja, sua superfície frontal é curva, semelhante a uma esfera, e consiste em uma lente com óptica normal que não trata o grau, somente a catarata.
  • Asféricas – contam com uma tecnologia mais aprimorada que as convencionais, seu design é feito de tal forma que os pontos da imagem caiam no mesmo lugar, fornecendo melhor sensibilidade de contraste, melhorando a qualidade visual.
  • Monofocais não tóricas – somente um foco, eficientes no tratamento da miopia ou hipermetropia. Ajudam a melhorar a visão para longe sem óculos.
  • A lente monofocal tórica – super eficiente para tratar casos de astigmatismo.
  • Multifocais (bi ou trifocais) – mais de um foco, são elaboradas para corrigir a visão de longe e ao mesmo tempo a de perto, dispensando o uso dos óculos ou diminuindo bem sua necessidade.


Recuperação e cuidados

O processo de recuperação é o mesmo que a cirurgia de catarata normal. É importante manter alguns cuidados como:

  • Não coçar ou esfregar os olhos;
  • Evitar esforços físicos até que o médico libere;
  • Seguir de forma correta o uso dos colírios indicados pelo profissional;
  • Não se expor excessivamente ao sol e ambientes que possam incentivar que você coce os olhos, como piscina e praias.

Seguindo as orientações corretamente, logo o paciente volta às atividades normais com mais qualidade de visão.

Aproveite para conferir o vídeo do Dr. Fernando Martins, um dos oftalmologistas da Clínica Oftalmed, em procedimento para tratar o grau e a catarata na mesma cirurgia. Você ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco!

Leia Mais