O astigmatismo é um problema de visão bastante comum, causado por uma imperfeição na curva do olho e isso pode te acompanhar desde o seu nascimento ou ser causado por algum acidente, cirurgia ou lesão ocular.
Alguns fatores são conhecidos por aumentarem o risco de que o paciente desenvolva astigmatismo, entre eles podemos citar:
Algumas pessoas já nascem com astigmatismo enquanto outras podem desenvolver o problema de visão, que tem como características principais os seguintes sintomas:
Está começando a ter dificuldades para enxergar? Agende sua consulta conosco.
Pode parecer desesperador, mas tem solução! Acontece que muitas vezes o astigmatismo vem acompanhado de outros problemas refrativos, como miopia ou hipermetropia.
Mesmo que o problema de visão seja um astigmatismo somado a miopia ou hipermetropia o tratamento adequado através do uso de óculos ou lente de contato no grau adequado, e visitas frequentes ao médico oftalmologista visando que o grau seja sempre corrigido conforme a necessidade.
Se você percebe alguma dificuldade visual é importante marcar uma consulta com seu oftalmologista e relatar desde quando o problema começou a incomodar.
Na consulta também deverá ser avaliado pelo médico a curvatura da sua córnea, através de um exame chamado ceratometria.
Outro exame que pode ser feito é a topografia da córnea, visando que o dispositivo forneça ao médico um mapa que permite a visão abrangente da córnea, podendo ser usado para ajustar lentes de contato para o tratamento do astigmatismo.
Esse exame também é importante para que o médico possa diagnosticar ceratocone, que é uma das possíveis causas do surgimento de astigmatismo.
É importante que o paciente saiba que o astigmatismo não é um problema de visão que possa ser prevenido, ou seja, o astigmatismo não depende da sua qualidade de vida ou hábitos. Sendo esta uma doença que deve ser percebida o mais cedo possível para que o correto tratamento seja ofertado ao paciente.
Quando o astigmatismo não é tratado como deveria ele pode causar a ambliopia que é popularmente conhecido como olho preguiçoso, além do astigmatismo ser uma condição que geralmente está associada ao hábito de coçar os olhos, que é prejudicial podendo provocar ceratocone.
Após o diagnóstico, o médico poderá indicar ao paciente qual o melhor grau para que sua visão passe a ser melhorada com o uso de lentes corretivas ou óculos de grau.
Afinal, a lente de contato requer muitos cuidados como a higiene correta das mãos e não coçar o olho por exemplo, sendo necessário que o paciente tenha consciência de que ao não respeitar esses cuidados é possível que seu olho seu infectado por alguma bactéria que até mesmo possa causar a cegueira.
A partir dos 23 anos de idade quando o olho já está formado, o paciente pode ser indicado para o tratamento cirúrgico visando que o problema seja corrigido a laser.
A cirurgia refrativa é um processo bastante simples e rápido que melhora consideravelmente a qualidade de vida do paciente que deixa de ser dependente de óculos ou lentes de contato.
Mas é preciso que todos os exames sejam previamente feitos pelo seu oftalmologista que irá te indicar ou não a cirurgia, a depender da sua córnea e demais condições de saúde que devem ser avaliadas para que o médico saiba se você é um paciente que irá se beneficiar dessa cirurgia.
Afinal, todo processo cirúrgico por mais simples que seja envolve riscos, e é preciso avaliar se os benefícios serão superiores aos riscos no seu caso.
Agora que você já conhece o que é o astigmatismo e a importância de procurar ajuda médica para o tratamento precoce, agende sua consulta conosco para avaliarmos como está a saúde dos seus olhos!
Agende sua consulta conosco para que possamos avaliar sua visão.