13 out Posso operar o meu grau?
Como saber se posso operar o meu grau? Essa é uma dúvida muito comum em pacientes que desejam se livrar de uma vez por todas do uso de óculos de grau, seja ele de miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
Afinal, enxergar com qualidade sem o acessório é prático e pode elevar a qualidade de vida. No entanto, não são todas pessoas que podem passar pelo processo cirúrgico.
A cirurgia a laser de correção do grau, também chamada de cirurgia refrativa, não é indicada em alguns casos e nós vamos esclarecer hoje alguns aspectos a respeito dessa intervenção.
Quem pode operar a miopia / astigmatismo / hipermetropia?
Existem vários fatores que atuam influenciando diretamente a decisão sobre qual paciente pode operar e qual não deveria recorrer à cirurgia.
Por isso mesmo elencamos os principais fatores e dúvidas a respeito da cirurgia refrativa. Dessa forma, você pode esclarecer algumas questões e sanar a sua dúvida, sempre lembrando que cada caso é um caso. Portanto, é imprescindível que o paciente passe por uma avaliação de seu oftalmologista, para que o profissional possa identificar se o paciente está apto a passar pela cirurgia e se vale a pena. De maneira que o paciente tenha sempre a melhor orientação possível.
Idade do paciente
Não é mito que o paciente deve ter no mínimo 18 anos de idade. Essa indicação é feita para que exista menor risco de recidiva do grau, ou seja, diminuir a chance do paciente voltar a usar óculos após a cirurgia de correção.
Após os 18 anos de idade, estando com o grau estável ao longo do último ano, o paciente está apto a fazer os exames para avaliação da possibilidade de cirurgia refrativa a laser.
Por isso mesmo, o ideal é que o paciente faça um bom acompanhamento com seu médico oftalmologista. Para que o especialista tenha como parâmetro a evolução do grau de seu paciente ao longo dos últimos anos.
Dessa forma, é possível decidir qual o melhor momento para fazer a cirurgia, garantindo eficiência da correção do grau.
Existe grau mínimo para a cirurgia de grau?
O ideal é que o paciente tenha a partir de 0,75. Menos do que isso a cirurgia não tende a ser indicada, por ter um beneficio baixo.
Como é o período pós cirúrgico?
Em geral, os pacientes não sentem dores ou incômodos persistentes. Esse é um aspecto que irá variar de acordo com cada paciente e com a técnica escolhida, e que pode ser medicado.
O ideal é que o paciente faça repouso nos primeiros dias, para evitar maiores desconfortos e riscos de infecção, de forma que a recuperação seja total e o paciente possa enxergar perfeitamente após a cirurgia.
Alguns dias após o procedimento é necessário ir até o consultório fazer uma avaliação. Além disso, o paciente deve ter o cuidado de usar óculos escuros sempre que se expor ao sol, pois a fotofobia é um sintoma importante relatado nos primeiros dias após a cirurgia.
Só existe cirurgia de miopia, ou também é possível operar o astigmatismo e hipermetropia?
Sim, é possível! A cirurgia refrativa a laser é indicada para tratamento de miopia, astigmatismo e hipermetropia. O único tipo de grau que ainda tem seu tratamento limitado pela cirurgia a laser é a presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”, que é o grau de perto que surge após os 40 anos de idade.
O grau pode voltar após a cirurgia?
Existe uma pequena chance do paciente operado voltar a usar óculos e é importante que o paciente esteja ciente dessa pequena possibilidade, para não ser pego de surpresa caso isso aconteça. De qualquer forma, quando acontece recidiva do grau, normalmente é um grau mais baixo que o pré-operatório.
O risco de recidiva do grau é maior em pacientes mais jovens, que operaram antes de uma correta estabilização do grau. Para evitar esse tipo surpresa é importantíssimo fazer o correto acompanhamento do grau e ter paciência, para operar na hora certa.
O acompanhamento de seu oftalmologista é importantíssimo para decidir se a operação é o melhor caminho para tratar o seu grau.
Quais as contraindicações para a cirurgia refrativa a laser?
Os casos mais comuns são de contraindicação são:
- Pacientes com ceratocone;
- Pessoas que apresentam diabetes descompensada;
- Pacientes com herpes ocular;
- Pessoas portadoras de doenças autoimunes severas;
- Baixa espessura da córnea (córnea fina);
- Pacientes com alterações na curvatura da córnea.
Nesses casos a cirurgia a laser para tratamento do grau é contraindicada, tendo em vista os riscos que a cirurgia pode trazer. O ideal é que o paciente seja orientado para lidar com o uso de óculos ou lentes de contato.
Existe uma alternativa nesses casos, caso o paciente queira fazer uma cirurgia para parar de usar óculos e não possa fazer a cirurgia a laser: a cirurgia com implante de lente intraocular, que será tema em uma outra oportunidade
É preciso avaliar a espessura e curvatura da córnea
Muitas pessoas criam grande expectativa para operar a miopia, sem nunca realizar o exame para avaliar a espessura e curvatura de sua córnea.
E isso pode gerar uma grande frustração! A córnea precisa ser espessa o suficiente para passar pela cirurgia sem risco de causar danos à visão do paciente, uma vez que a espessura da córnea está intimamente associada ao sucesso da cirurgia. A curvatura também é um dado importante. Córneas muito curvas ou muito planas, ou ainda com irregularidades, não devem ser submetidas ao ato cirúrgico.
Além dos exames referentes à espessura e curvatura da córnea, existem outros exames que precisam ser feitos para identificar se o paciente está apto para operar. A partir de todos os laudos, o médico irá avaliar e indicar a melhor intervenção ao paciente.
Afinal, não adianta se colocar em risco com o objetivo de eliminar o uso dos óculos de grau. A saúde dos seus olhos deve sempre ser preservada.
Agende sua consulta com a Clínica Oftalmed. Temos unidades em São Caetano do Sul e Santo André em São Paulo, além de Extrema em Minas Gerais. Telefones: (11) 4224-6615 e (35) 3435-2655. Whatsapp: (11) 94385-7011.
Leia Mais
-
5 coisas que seus avós precisam saber sobre a Catarata
A melhor maneira de amar é cuidar. A Catarata é uma doença que tem prejudicado cada vez mais o dia a...
-
Da infância à adolescência: O que os pais precisam saber sobre a visão
Desde cedo, é muito importante tomar cuidado com o que e como os OLHOS das crianças enxergam. Isso p...
-
Catarata: Quais medicamentos aceleram seu aparecimento?
A catarata – doença caracterizada pela opacificação do cristalino, que torna a percepção das cores m...