Olhos no inverno: como evitar complicações?

Olhos no inverno: como evitar complicações?

A temporada mais fria do ano chegou e vale lembrar que, assim como mantemos algumas precauções para evitar doenças respiratórias, também devemos nos preocupar com os olhos no inverno.

As mudanças climáticas são fatores importantes também para a saúde ocular. Durante os períodos mais frios, há uma diminuição significativa da umidade e maior concentração de poluentes no ar, o que influencia diretamente na lubrificação dos olhos, causando irritações e alergias.

Principais doenças dos olhos no inverno:

Síndrome do olho seco: condição que afeta a lubrificação adequada dos olhos, causando irritações, desconfortos como sensação de areia dentro do olhos, visão embaçada e sensibilidade à luz.

Alergias oculares: reação do corpo quando os olhos entram em contato com agentes alérgicos como poeira, fumaça e ácaros, que ficam ainda mais acentuados em ambientes de baixa umidade e sem ventilação.

Conjuntivites: consiste na inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular. Essa condição pode ser alérgica ou por uma infecção bacteriana ou viral – nesses casos, pode ser super contagiosa. As baixas temperaturas propiciam a formação de aglomerações, aumentando o risco de transmissão de doenças infectocontagiosas.

Não é somente o frio o maior responsável por essas complicações. Alguns deslizes do dia a dia também podem influenciar no surgimento desses problemas, como dormir em ambientes propensos ao desenvolvimento de agentes alérgicos, uso frequente do ar condicionado, contato com pelo de animais, produtos de maquiagem, passar muito tempo em frente às telas sem descanso e coçar os olhos com as mãos sujas.

Como prevenir essas condições?

Sabemos que no frio a nossa única vontade é ficar embaixo das cobertas com as janelas fechadas e tudo bem quentinho, não é mesmo? Porém, para reduzir os riscos de doenças oculares, é preciso seguir alguns cuidados com os olhos no inverno.

Nesses períodos, um dos fatores mais importante para a prevenção é a higiene, tanto do ambiente em que você passa seu tempo, quanto de suas mãos e objetos que tenham contato com os olhos. Confira algumas dicas:

  • O ideal é que as janelas fiquem abertas pelo menos pela manhã ou à tarde, deixando o ambiente arejado e com o ar circulando para evitar a proliferação de alérgenos, principalmente quando houver animais domésticos em casa;
  • Para quem costuma dormir com cobertores de pelinhos: faça a limpeza adequada antes de utilizá-lo, principalmente se ficou guardado por muito tempo em um lugar fechado;
    Evite manter por perto objetos que acumulem poeira, como cortina, carpete, tapete, bicho de pelúcia, livros, etc.;
  • Procure piscar mais vezes, principalmente quando estiver em frente ao computador, celular ou televisão;
  • Mantenha o filtro do ar-condicionado sempre limpo e de preferência não deixe ligado por muito tempo, pois pode agravar os sintomas da síndrome do olho seco;
  • Não compartilhe objetos pessoais, como toalhas de rosto, maquiagens e óculos;
  • Mantenha as mãos sempre limpas e evite ao máximo coçar os olhos.
  • O uso de colírios lubrificantes ajudam na manutenção de uma boa camada de lágrima protegendo e oxigenando a superfície ocular. Lembrando que colírios lubrificantes não são iguais aqueles que servem pra clarear os olhos, por isso é sempre importante consultar seu oftalmologista para ter uma receita em mãos na hora de comprar.

 

Com esses cuidados com os olhos no inverno, também é possível evitar diversas outras doenças e se manter saudável. Já fez o nosso jogo da saúde ocular?

Mas mesmo seguindo essas orientações, fique atento! No caso de sintomas insistentes e que apresentem fortes incômodos, busque auxílio de um profissional para uma investigação da causa e, se necessário, o tratamento mais adequado. A Clínica Oftalmed está disponível para agendamentos – entre em contato conosco!

Leia Mais