29 jul Qual a diferença entre astigmatismo, hipermetropia, miopia e presbiopia?
Problemas que acometem a visão estão presentes em diversas pessoas pelo mundo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 18,8% dos brasileiros admitiram possuírem algum problema nos olhos, um total de 35 milhões de pessoas, seja astigmatismo, hipermetropia ou miopia, condições muito reincidentes nos consultórios oftalmológicos.
A alta taxa de problemas oculares na população também se dá por conta da falta de acompanhamento com um oftalmologista. Em um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), cerca de 34% dos brasileiros que sofrem com algum problema na visão nunca foram a um oftalmologista.
De acordo com a pesquisa, 74% dos participantes alegaram que só vão ao oftalmologista quando há a presença de algum incômodo aparente na visão, como a dificuldade em enxergar de longe ou perto.
Damos o nome técnico de ametropia para qualquer erro refracional. As ametropias que corrigimos com os óculos são: astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia
Astigmatismo
O astigmatismo é uma ametropia cilíndrica, em que a imagem se forma em dois pontos distintos da retina, condição que é causada pela alteração na curvatura da córnea, onde há diferença na curvatura em dois meridianos, gerando distorção na imagem, nas suas formas e contornos.
Quando há a presença de outras alterações oculares, o astigmatismo pode causar dores de cabeça, cansaço visual e dificuldade de leitura.
Hipermetropia
A hipermetropia é um grau esférico em que a imagem se forma após a retina. Ao contrário do que se pensa, a hipermetropia é um grau de longe, porém o uso dos óculos, além de ajudar na qualidade de imagem de longe, também do conforto para leitura
Os sintomas da hipermetropia variam desde lacrimejamento, vermelhidão, sensação de olhos pesados e dificuldade de concentração, quando presente em graus baixos, até baixa de visão quando a hipermetropia é elevada.
Miopia
A miopia é um grau esférico em que a imagem se forma antes da retina. Condição que gera baixa de visão pra longe. Tal condição pode ser notada durante a idade escolar, onde o aluno tem dificuldade para prestar atenção na aula ou aperta os olhos para enxergar de longe.
Atualmente o uso de aparelhos eletrônicos como celulares e tablets aumentou bastante, e novos estudos científicos tem mostrado que se este uso for exagerado, principalmente abaixo dos 5 anos, o risco desta criança se tornar míope aumenta. O sugerido é que crianças até 2 anos de idade não usem celulares ou tablets, e de 2 a 5 anos tenha o uso limitado até 2 horas por dia.
Presbiopia
A presbiopia é o grau de perto relacionado a idade. Surge normalmente após os 40, 42 anos de idade e é caracterizado pela dificuldade no foco de perto. A pessoa se pega afastando o braço para conseguir ler. É normal que vá piorando com o passar dos nos, e seu grau vá aumentando. O uso dos óculos de perto auxilia neste problema.
Os óculos realmente ajudam?
Sim, os óculos auxiliam o paciente a enxergar melhor, sem dificuldade, e ajuda no alívio dos sintomas como dores de cabeça e cansaço. As lentes dos óculos permitem a projeção de imagens na retina e não antes ou depois dela.
Qual a importância do acompanhamento oftalmológico?
O acompanhamento com um oftalmologista desde a infância é importante para a prevenção de problemas na visão. Embora muitas pessoas esperem o desenvolvimento de algum problema para ir ao médico, a prevenção é o melhor remédio quando se trata de problemas oculares.
Portanto, procure ir periodicamente ao oftalmologista para avaliação e exames de rotina. Quanto antes o tratamento para o astigmatismo, hipermetropia, miopia e presbiopia forem determinados, melhores serão os resultados obtidos, assim como a diminuição dos sintomas que interferem no dia a dia do paciente, como as dores de cabeça, e cansaço visual, fatores que prejudicam diretamente seu desenvolvimento, pessoal, acadêmico e profissional.
Agende sua consulta com a Clínica Oftalmed. Temos unidades em São Caetano do Sul e Santo André em São Paulo, além de Extrema em Minas Gerais. Telefones: (11) 4224-6615 e (35) 3435-2655. Whatsapp: (11) 94385-7011.
Leia Mais
-
5 coisas que seus avós precisam saber sobre a Catarata
A melhor maneira de amar é cuidar. A Catarata é uma doença que tem prejudicado cada vez mais o dia a...
-
Da infância à adolescência: O que os pais precisam saber sobre a visão
Desde cedo, é muito importante tomar cuidado com o que e como os OLHOS das crianças enxergam. Isso p...
-
Catarata: Quais medicamentos aceleram seu aparecimento?
A catarata – doença caracterizada pela opacificação do cristalino, que torna a percepção das cores m...