Diabetes e saúde ocular: cuidados em dobro

Diabetes e saúde ocular: cuidados em dobro

Segunda a Sociedade Brasileira de Diabetes, a diabetes é uma síndrome metabólica que acontece quando o pâncreas não produz as quantidades certas de insulina que o nosso organismo precisa, provocando o aumento de glicose no sangue. Esse mau controle glicêmico pode provocar danos em vários órgãos, incluindo os olhos – por isso, precisamos falar de diabetes e saúde ocular. 

A diabetes é um dos principais fatores de risco para o surgimento de problemas oculares – o  mais conhecido é a retinopatia diabética que, inclusive, já aprofundamos por aqui. Porém, outras complicações também podem acometer o paciente em decorrência da doença. 

As complicações na relação entre diabetes e saúde ocular

O que algumas pessoas não sabem é que, além da retinopatia diabética, a diabetes não tratada corretamente também pode estar ligada ao surgimento – ou piora – de outras complicações oculares graves. Veja a seguir quais são elas! 

Edema macular diabético: o excesso de açúcar no sangue provoca um acúmulo de líquidos na mácula, que é a área central da retina responsável pela leitura, reconhecimento de rostos e cores – se tornando, assim, uma das condições de diabetes e saúde ocular. 

Esse acúmulo pode provocar o enfraquecimento dos vasos dos olhos, causando hemorragias e também o inchaço da retina, prejudicando sua função e podendo levar à cegueira irreversível. A condição também é uma das consequências da retinopatia diabética. 

Glaucoma: essa é outra condição que tem relação entre diabetes e saúde ocular. Quando a glicemia se mantém elevada por muito tempo, ocorre certo aumento da pressão ocular, que acaba comprimindo os vasos sanguíneos. Essa alteração pode causar a degradação do nervo óptico e da retina, diminuindo a capacidade de visão lateral gradualmente, até levar à perda total da visão. 

Catarata diabética: os altos níveis de açúcar no sangue afetam o cristalino, lente intraocular responsável pela nitidez da visão. Quando há um acúmulo de glicose nessa área, as células e proteínas são afetadas, causando a opacificação do cristalino e, futuramente, a cegueira.
 

Importância do controle da diabetes

Podemos reparar que todas as condições, se não tratadas o quanto antes, aumentam os riscos de cegueira – ou seja, elas devem ser prevenidas e controladas! O controle precoce possibilita tratar de forma menos agressiva, com maiores chances de cura – para todas as complicações, há tratamentos específicos de acordo com cada caso.

É extremamente importante que portadores de diabetes mantenham um acompanhamento com profissionais. Outras possíveis maneiras de prevenir é aderir hábitos saudáveis à rotina evitando, assim, o surgimento da doença e garantindo mais qualidade de vida e saúde de todo o corpo.

Para manter o controle adequado da diabetes e evitar possíveis alterações na visão e a perda irreversível desse sentido tão importante, visite o endocrinologista e o oftalmologista. Tem mais dúvidas sobre a relação diabetes e saúde ocular? Entre em contato conosco!

Leia Mais