26 out Aumentam casos de miopia em crianças na pandemia
Em tempos em que a tecnologia prevalece, sabemos o quão complicado é evitar completamente o acesso às telas dos dispositivos eletrônicos. Mas saiba que é importante dosar esses momentos, especialmente para a saúde da criança, inclusive a ocular – e assim evitar casos de miopia em crianças.
Segundo artigo publicado pela American Academy of Ophthalmology, existe um aumento significativo dos casos de miopia desde 2000 até atualmente em 2020, e estima-se que a prevalência de miopia em 2050 seja de mais de 50%.
Durante a pandemia de Covid-19, as crianças e adolescentes também se mantiveram isoladas, resultando na diminuição de atividades ao ar livre e mais tempo em contato com aparelhos como celulares, tablets, computadores e televisão.
Especialistas explicam que essa situação tem como causas principais a exposição aos aparelhos eletrônicos para o estudo, com o ensino à distância, e as atividades de lazer, como assistir à televisão ou jogar videogames.
As causas de miopia em crianças
De acordo com uma pesquisa com oftalmologistas, levantada pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), o número de casos de miopia em crianças aumentou principalmente nesses últimos dois anos com a chegada da pandemia de Covid-19.
A maioria dos especialistas ouvidos durante as entrevistas apontou que a exposição excessiva e inadequada em frente às telas agrava problemas de visão precocemente. Entre os que verificaram aumento dos graus de miopia em crianças, 27% relataram a situação em 50% dos pacientes e 67% registraram a condição em cerca de 25%.
A necessidade das aulas online e a falta de atividades alternativas devido ao distanciamento social geraram um aumento da taxa de progressão da miopia em crianças, em comparação com os anos anteriores – o que é preocupante para os profissionais da área e também para os pais.
Outra questão que o distanciamento social trouxe foi a redução de consultas oftalmológicas, gerando agravamento ou surgimento de diversas condições.
O que fazer para evitar miopia em crianças?
A seguir, confira as recomendações de acordo com os especialistas.
Alternativas para reduzir os danos à visão:
– Preste atenção na distância que a criança fica das telas: o recomendado é de 20-25 cm distante;
– Acostume seu filho a dormir sem a necessidade de um aparelho eletrônico. O ideal é que sejam desligados pelo menos uma hora antes de deitar na cama;
– Durante os primeiros anos, evite instalar equipamentos como televisão e computador no quarto da criança;
– Estimule outros tipos de atividades que ajudem no desenvolvimento da criança, de preferência ao ar livre;
– Não deixe de levar a criança ao oftalmologista, seja por algum sinal ou consulta de rotina.
Sabemos que as telas são grandes aliadas dos pais e responsáveis em alguns momentos para conseguir cumprir as tarefas diárias, mas elas não podem ser um hábito excessivo. É preciso equilíbrio – precisamos cuidar da saúde ocular dos nossos pequenos!