30 abr Abril Marrom: mês de prevenção e combate à cegueira
Durante o ano, são realizadas diversas campanhas em prol da prevenção de doenças, com o objetivo de orientar a população sobre a importância dos exames preventivos, diagnóstico e tratamento precoces. Em abril, uma das ações chama a atenção para a saúde ocular: a importância da prevenção e combate às diversas causas de cegueira, o Abril Marrom.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das causas de cegueira e deficiência visual podem ser evitadas ou controladas; entre as principais, estão catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e diabetes.
E o que é a cegueira? O termo é utilizado para apresentar a condição em que o indivíduo não tem ou acabou perdendo a capacidade de enxergar. Em alguns casos, pode ocorrer desde o nascimento, mas também ser adquirida a partir de algumas doenças ou acidentes – nessas situações, pode ser reversível ou irreversível, dependendo da doença e do estagio em se encontra.
As causas da cegueira
Pacientes portadores de doenças como catarata ficam mais propensos ao risco da perda progressiva da visão. Isso ocorre porque a catarata afeta o cristalino (lente natural do olho que permite a formação de imagens), comprometendo a capacidade de visão.
Outro grande risco é a retinopatia diabética, causada pela diabetes mal controlada. Devido à alta concentração de glicose no sangue, os vasos sanguíneos dos olhos podem sofrer vazamentos, sangramentos e, se não tratada o quanto antes, pode gerar a cegueira irreversível.
Também é importante falarmos do glaucoma, que consiste no aumento da pressão intraocular, provocando danos no nervo óptico. É uma das principais causas de cegueira e os riscos são maiores para aqueles que apresentam qualquer uma das duas condições citadas acima, que pode ser agravada caso o paciente ainda seja fumante, hipertenso, tenha idade acima de 40 anos ou histórico familiar.
Cegueira: diagnóstico, tratamento e prevenção
Conforme sempre alertamos, a mudança de hábitos para um estilo de vida mais saudável é uma grande aliada para evitar qualquer tipo de doença – e com a cegueira não é diferente. Porém, a condição também depende de outros fatores, pois em alguns casos ela é hereditária.
Sendo assim, manter acompanhamento médico é o ponto principal, não somente para prevenir as causas da cegueira, como também evitar a progressão de outros problemas que podem afetar a visão.
Todas as doenças que comentamos ao decorrer do texto são a princípio silenciosas, mas fáceis de serem detectadas através de exames preventivos. Além disso, se diagnosticadas precocemente, as chances de cura são altas.
A maioria dos tratamentos para qualquer uma dessas doenças, ainda em estágio inicial, não é complicada; elas podem ser controladas com cirurgias menos agressivas ou uso de medicamentos.
O acompanhamento oftalmológico deve ser realizado ao menos uma vez ao ano para detecção de possíveis alterações na visão. Cada caso é individual, e deve ser avaliado somente pelo profissional para um diagnóstico exato e indicação do tratamento mais adequado.
Atente-se: busque orientação para evitar possíveis alterações na visão e a perda irreversível desse sentido tão importante. Compartilhe este texto para mais pessoas se informarem sobre o tema! Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco!