21 set 5 curiosidades sobre a cirurgia de grau
Muitos têm dificuldades em se adaptar com o uso de óculos ou lentes de contato. Com isso, provavelmente já pensou na possibilidade de realizar a cirurgia de grau, também conhecida como cirurgia refrativa. Este é o seu caso?
Hoje, contamos com métodos modernos, como a cirurgia refrativa a laser, que melhoram a qualidade de vida do paciente, proporcionando ótimos resultados com baixos riscos de complicações, além de implantes de lentes intraoculares. Mas será que existe um limite de grau para operar? É possível tratar a miopia e o astigmatismo na mesma cirurgia?
Sim, muitas dúvidas surgem sobre o procedimento, já que cada grau e condição é individual. Portanto, para esclarecer, compartilhamos as 5 principais curiosidades que podem ser interessantes para quem deseja realizar a cirurgia de grau.
1 – Existe um grau certo para poder operar?
Certo, não. Porém, o ideal é que o paciente tenha a partir de 0,75. Menos do que isso, a cirurgia normalmente não é indicada por ter um benefício baixo.
2 – Há quanto tempo o grau precisa estar estável para realizar a cirurgia?
O grau precisa estar minimamente estável por pelo menos 6 meses a 1 ano para que a chance da condição voltar, posteriormente, seja baixa. Por isso, normalmente a cirurgia de grau não é indicada para crianças e adolescentes, pois ainda há chances de alterações significativas.
O ideal é aguardar o tempo certo para realizar o procedimento de acordo com a indicação do oftalmologista.
3 – Se ocorrer recidiva, será no mesmo grau de antes?
As possibilidades de recidiva são pequenas, cerca de 4 a 5% segundo os estudos e, se ocorrer, normalmente acontece em graus mais baixos do que antes da cirurgia.
Essa situação é mais comum em pacientes mais jovens, que operam antes de uma correta estabilização do grau. Por isso, como falamos no tópico anterior, é importante ter paciência para fazer a cirurgia de grau na hora certa com a indicação do profissional.
4 – Posso tratar a miopia e astigmatismo na mesma cirurgia?
Sim! O laser, chamado de Excimer Laser, trata miopia, astigmatismo e/ou hipermetropia. Apenas o tratamento da presbiopia (dificuldade de enxergar de perto após os 40 anos) ainda não tem bons resultados – isso falando de cirurgia a laser. Quando falamos de implantes intraoculares, temos a opção de implantes de lentes multifocais, que trata para longe e para perto.
5 – Quem tem ceratocone pode fazer a cirurgia de correção de grau?
A resposta é não. A cirurgia a laser funciona pela remodelação da córnea, mudando sua curvatura e, consequentemente, gerando diminuição da espessura. Só é possível fazer isso com segurança, caso a córnea do paciente tenha curvatura e espessura adequadas.
O ceratocone é uma doença que gera justamente alteração da curvatura e espessura corneana – ou seja, é uma contraindicação absoluta para cirurgia refrativa a laser.
Faça sua cirurgia de grau conosco!
Você tem interesse em realizar a cirurgia de grau? Na Oftalmed realizamos esse e outros diversos tratamentos e exames oculares, com equipamentos e métodos modernos, que garantem conforto e segurança a todos que são atendidos pela nossa equipe!
Estamos disponíveis para tirar suas dúvidas e realizar a avaliação – agende uma consulta conosco!